Olá futuro advogado!
Quem está prestes a se formar em Direito sabe que passar na OAB é uma das etapas mais desafiadoras para se tornar um advogado. E, a 2ª Fase do Exame, em especial, pode ser um momento de muita tensão e ansiedade. Mas, com as dicas que a equipe de professores do Oficina de Petições OAB vai te dar, tenho certeza de que você vai se sentir mais preparado(a) e confiante para encarar esse desafio.
1 – Entenda a prova e a banca examinadora: Para começar, é importante que você entenda como funciona essa segunda etapa. A prova da 2ª Fase vale 10 pontos sendo composta da seguinte forma: 01 peça prático-profissional e 04 questões discursivas, na forma de situação problema, compreendendo a disciplina escolhida pelo candidato (Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil, Direito Administrativo, Direito Empresarial, Direito Tributário e Direito do Trabalho) e seu correspondente em direito processual.
2 – Treine muito: Eu sei que essa dica pode parecer óbvia, mas não tem jeito: para passar na OAB, você precisa praticar muito. Resolva peças prática-profissionais e questões de provas anteriores, faça simulados e teste seus conhecimentos. Quanto mais você praticar, mais confiante você ficará na hora da prova. Além disso, treinando as peças mais recorrentes você terá maiores chances de passar de primeira. Pensando nisso, a equipe de professores do Oficina de Petições OAB preparou para você a lista das peças prático-profissionais aplicadas desde o XX Exame de Ordem Unificado. Veja em nosso site!
3 – Vade Mecum: Durante a realização da prova, você poderá consultar a legislação. Por isso, tenha o seu Vade Mecum sempre atualizado. Todavia, é importante que não esteja com anotações ou comentários. As marcações permitidas são com marca texto, traços ou simples remissões a lei ou a artigos. Você também poderá fazer a separação de códigos por clipes ou separadores fabricados pelas editoras. Não são permitidas anotações que articulem a estruturação de uma peça jurídica, nem uso de post-its!
4 – Critérios de Avaliação: a redação da peça prático-profissional terá valor máximo de 5,00 (cinco) pontos e cada questão discursiva terá o valor máximo de 1,25 (um e vinte e cinco) ponto. Lembre que para ser aprovado, você precisa alcançar pelo menos 6,00 (seis) pontos na prova (redação + questões). É possível passar de primeira, não é mesmo?
5 – Leia atentamente: Na hora da prova, leia com calma e atenção o enunciado da questão e a situação-problema apresentada. É fundamental que você entenda o que está sendo pedido e quais são os elementos que devem ser abordados na peça processual. Anote as informações mais importantes e faça uma leitura cuidadosa para não deixar nada passar.
6 – Organize suas ideias: Uma vez que você leu com atenção o enunciado da questão, é hora de organizar suas ideias. Faça um rascunho com as informações mais relevantes e com as partes que devem ser abordadas na peça processual. Organize as informações de maneira clara e objetiva, para não se perder na hora de redigir a peça.
7 – Redija com clareza e coerência: Na hora de redigir a peça processual, use uma linguagem técnica-jurídica adequada e evite erros gramaticais. Estruture bem a peça, seguindo as normas do gênero textual. Lembre-se de que a clareza e a coerência são fundamentais para garantir uma boa nota na prova. Dicas importantes: não fuja do tema, escreva de forma legível com caneta esferográfica preta ou azul e não assine seu nome!! Caso a peça profissional exija a assinatura, utilize apenas a palavra “Advogado…”.
8 – Esteja atualizado: Por fim, é importante que você esteja sempre atualizado(a) sobre as novidades do mundo jurídico. A prova da OAB costuma cobrar conhecimentos recentes da área, por isso é fundamental que você esteja por dentro das novidades, leia doutrinas e jurisprudências atualizadas e fique antenado(a) com as mudanças na legislação.
Lembre-se de que a aprovação na OAB é uma conquista que depende de muita dedicação, esforço e perseverança. Mas, com essas dicas temos certeza de que você está mais preparado(a) para enfrentar essa etapa e garantir sua aprovação.
Com abordagem simples e didática da nossa equipe de professores do Oficina de Petições OAB, muitos estudantes já conseguiram atingir suas metas. Oferecemos um conteúdo completo e atualizado que irá ajudá-lo a identificar, estruturar e escrever a peça prático-profissional cobrada. Além de fornecer dicas valiosas para sua aprovação na 2ª Fase do Exame de Ordem.
Cadastre seu e-mail para receber conteúdos gratuitos e siga nossa página nas redes sociais par ficar sempre atualizado.
Vamos juntos nessa jornada rumo ao sucesso!